Carrancas.com.br
 
  Corpus Christi  
     
  Corpus Christi  
     
  Aniversário da Cidade  
     
  Aniversário da Cidade  
     

Cultura Mineira

A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. Muito mais do que explorar turisticamente e economicamente os aspectos culturais de Minas, deve-se ter em mente que é necessária a valorização de todos os bens culturais e a apropriação desses, por parte de quem vive no estado, para que então seja reconhecida a dimensão simbólica e cidadã que o patrimônio cultural tem.

Minas detém boa parte deste patrimônio e suas cidades centenárias contêm importantes registros materiais que narram episódios importantes da história do Brasil além de serem palco para diversas manifestações artísticas.

As manifestações folclóricas em Minas Gerais têm suas origens nas tradições, nos usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão presentes no artesanato, na culinária, nas danças típicas, nas músicas, na literatura, e no folclore, com as manifestações populares.

Talvez o jeito mineiro seja muito mais do que o jeito tranquilo e agradável de falar. É o jeito de se expressar, de se fazer representar. O jeito mineiro vai além do tradicional pão de queijo, vai além das diversas igrejas e imagens tombadas como patrimônio cultural, vai além da arquitetura. Influenciados por diversos costumes construídos através do tempo e das relações sociais, e apurados pelas fronteiras com outros estados, os mineiros foram cotruindo seus hábitos. E a partir de tudo isso foi produzida a cultura mineira, com diversos ingredientes se mesclando continuamente.

* texto adaptado do Portal Online do Governo de Minas Gerais
     
      Contatos Redes Sociais  
           
      Anuncie Facebook  
      Fale conosco  
           
           
Carrancas.com.br - Todos direitos reservados