Carnaval Antecipado em Carrancas chegou ao fim

A folia em Carrancas chegou a seu fim no último domingo

Tradição na cidade, o Carnaval fora de época é realizado há muitos anos em Carrancas. Antigamente a festa era feito em locais fechados; trazendo divertimento para os jovens da cidade. Com o tempo, a coisa foi ficando séria, e a festança ficou conhecida na região e até mesmo em outros estados do Brasil.

Atualmente, o Carnaval Antecipado de Carrancas já tem corpo e vislumbra visitantes e carranquenses. Com uma proposta diferente dos anos anteriores, em 2017 o evento trouxe para as ruas da cidade, a lembrança dos carnavais de antigamente. Como tentativa de trazer a família para a festa, o investimento ficou por conta de matinês, apresentações e músicas tradicionais do Carnaval.

Já chegou, o Carnaval…

Quem pensa que a festança começa na noite de quinta-feira está enganado. Na madrugada de quarta, os foliões mais animados saem de casa com seus pijamas para avisar que o Rei Momo vem vindo por aí. Neste ano, as marchinhas ficaram por conta da Corporação Musical Nossa Senhora do Carmo - com a participação de músicos da Orquestra Popular Livre, de São João del-Rei, no sábado. Herança de Minas, quando a banda passa fazendo alvorada é alguma comemoração religiosa, mas dessa vez, ela passou alertando que o Carnaval acordou junto com a cidade.

A programação oficial trouxe para Carrancas a proposta de resgatar as tradições no Carnaval. Na abertura, as baianas e o Rei Momo, deram passagem para que a Rainha atravessasse a passarela do samba. A madrinha da Escola de Samba Unidos de Carrancas fez um show a parte, animando o público, e trazendo consigo o bloco do projeto Diversidade, do CRAS.

Sexta é dia de pegar o abadá e ir vestir as ruas de Carrancas com os tradicionais blocos, que a cada ano ganham mais volume e criatividade na cidade. Muito samba, por conta da Unidos de Carrancas e também com a banda. Mas não foi só isso: durante a tarde de sexta e sábado, houve matinê para as crianças e a família. À noite, a agitação contou com a presença do Bloco Sambatuque, da vizinha Luminárias, trazendo cerca de 40 instrumentistas afiados no tamborim, marcando o compasso do batuque luminariense.

No Carnaval você pode ser quem você quiser. No domingo foi desse jeito: o tradicional Bloco das Piranhas abriu a tarde do último dia do Carnaval em Carrancas. Logo após, houve roda de Samba com o grupo Só Negão, até entardecer. Os quatro dias de folia em Carrancas chegaram ao fim no domingo, mas a alegria no coração e o entusiasmo continuam o ano todo.

Acabou a folia, o descanso vem chegando

Terminado o Carnaval, no último domingo (12), Carrancas, agora, se prepara para receber os amantes da calmaria e sossego das águas tranquilas de suas cachoeiras, no feriado oficial, no final do mês.

O feriado nacional não é comemorado em Carrancas, atraindo diversos turistas, que buscam o sossego do interior, fugindo da agitação das grandes cidades. As serras e cachoeiras de Carrancas são um prato feito para quem quer descansar o corpo e a mente. Mas não para por aí: como não há Carnaval, a Igreja realiza há mais de 70 anos, um retiro espiritual, que já virou tradição na cidade. No feriado, os homens realizam o retiro, e logo após, as mulheres, sempre separados uns dos outros. A programação do retiro deve ser divulgada em breve.

Compartilhe a notícia

Sobre o Autor

Texto: Andreza de Cácia
Imagem: Prefeitura de Carrancas - Fotos: Lais Rodrigues