Carrancas está incluída na maior rota de turismo religioso do Brasil

A Romaria 550 foi lançada em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Carrancas é um abrigo para os amantes da biodiversidade que suas terras possuem. A cidade recebe, todos os anos, visitantes de todos os cantos do Brasil e no final deste mês vai acolher os peregrinos que estão fazendo o Caminho Religioso da Estrada Real, o CRER. Eles saíram do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, e seguem para o Santuário de Aparecida, em São Paulo. Dia 29 os caminhantes chegam na Capela do Porto do Saco e passam pela cidade, no Caminho Velho da Estrada Real.

A Romaria 550 foi lançada em comemoração aos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e também celebra os 250 anos de peregrinação ao Santuário da Piedade. O trajeto pode ser feito a pé, de bicicleta, jipes 4x4, e à cavalo. Ao todo são 32 municípios mineiros e outros seis paulistas fazem parte do percurso. A caminhada começou no dia 3 de setembro e deve ser concluída em 9 de outubro. Serão mais de mil quilômetro percorridos na maior rota de turismo religioso do Brasil.

O CRER foi criado com o objetivo desenvolver e estruturar o segmento de turismo religioso em Minas Gerais, sendo este um dos principais segmentos turísticos do estado.

Todo trajeto foi estruturado pela  Setur-MG com instalação totens indicativos e reparação de pontes e pinguelas.

O turista pode adquirir um passaporte para registrar as cidades por onde passou, através de carimbos nos pontos de apoio do CRER, e ao final do percurso receber um certificado de conclusão de todo o Caminho Religioso da Estrada Real.

O passaporte pode ser adquirido nos pontos de apoio do CRER, e o certificado de conclusão retirado no Santuário Nossa Senhora Aparecida, ou no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Cidades de Minas Gerais que integram a rota do Caminho Religioso:

Caeté
Sabará
Raposos
Barão de Cocais
Nova Lima
Santa Bárbara
Rio Acima
Catas Altas
Itabirito
Mariana
Ouro Preto
Ouro Branco
Congonhas
Conselheiro Lafaiete
São Brás do Suaçuí
Entre Rios de Minas
Casa Grande
Lagoa Dourada
Prados
Tiradentes
Santa Cruz de Minas
São João del Rei
Carrancas
Cruzília
Baependi
Caxambu
São Lourenço
Pouso Alto
São Sebastião do Rio Verde
Itamonte
Itanhandu
Passa Quatro

Cidades de Paulistas de integram a rota do Caminho Religioso:

Cruzeiro
Cachoeira Paulista
Canas
Lorena
Guaratinguetá
Aparecida

Compartilhe a notícia

Sobre o Autor

Texto: Andreza de Cassia / Andre Galhardo
Imagem: Evento