Queijo de Carrancas, ganha Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais

Queijo de Carrancas, ganha Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais

Os vencedores de suas respectivas categorias foram os produtores de Carrancas, Carvalhos e Aiuruoca.

No dia 6 de setembro, em Coromandel, localizado na região produtora de queijos Cerrado, Alto Paranaíba, ocorreu o anúncio e a premiação dos vencedores do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais. Este evento atraiu produtores de diversas regiões.

Campeão do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA)

O grande campeão do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) foi José Orlando Ferreira Júnior, produtor de Carrancas, situado na região de Campo das Vertentes.

Vencedores do Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas

Na categoria um, os vencedores foram Júlio Silvestre de Lima, de Carvalhos, na região de Mantiqueira de Minas, e Guilherme Arantes Rosa Maciel, de Aiuruoca, também em Mantiqueira de Minas, na categoria dois.

Qualidade Reconhecida

Os cinco queijos finalistas do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal (QMA) receberam elogios pelo alto padrão de qualidade, conforme avaliação dos jurados. José Orlando Ferreira Júnior expressou seu orgulho por sua jornada, desde a obtenção da matéria-prima, o leite, até a produção final do queijo, que o levou do terceiro lugar na época da pandemia para o segundo em 2022 e, finalmente, à primeira colocação neste ano.

No julgamento dos queijos finalistas, um júri técnico composto por 25 especialistas na produção de queijo e profissionais de gastronomia levou em consideração diversos critérios, incluindo apresentação, cor, textura, consistência, paladar e aroma dos queijos.

Concurso do Queijo Alagoa e Mantiqueira de Minas

O Concurso do Queijo Alagoa e Mantiqueira de Minas também teve duas categorias pela primeira vez este ano. A categoria um engloba queijos com maturação entre 14 e 30 dias, enquanto a categoria dois é destinada a queijos com maturação acima de 45 dias. A coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues, explicou que a divisão em duas categorias reflete a preferência dos produtores da região por queijos mais maturados, que têm maior valor agregado devido ao sabor e à textura diferenciados.

Queijo Minas Artesanal 

1º - Orlando Ferreira Júnior (Carrancas/Campo das Vertentes)
2º - Frederico Alves Lima (Sacramento/Araxá)
3º - Donizetti Rodrigues de Almeida (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado)
4º - Henderson Junior Teixeira da Silva (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado)
5º - Inez Gomes Rosa Borges (Uberlândia/Triângulo Mineiro)

Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 1

1º - Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas)
2º - Messias Jacinto de Barros (Alagoa)
3º - Inácio Lopes de Siqueira (Alagoa)
4º - Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
5º - João Carlos de Carvalho Filho (Itamonte/Mantiqueira de Minas)

Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 2

1º - Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)
2º - Gustavo José Pitta Pinheiro (Itamonte/Mantiqueira de Minas)
3º - Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas)
4º - Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia/Mantiqueira de Minas)
5º - Ademir Mendes de Andrade Primo (Alagoa/Alagoa)

Valorização do Produto

Gelson Soares, diretor técnico da Emater-MG, destacou a significativa evolução na produção de queijos artesanais em Minas Gerais nos últimos anos e expressou otimismo quanto ao futuro dessa atividade. Ele mencionou os esforços contínuos da Emater-MG para apoiar a legalização das queijarias e a entrada dos produtos no mercado, bem como a importância dos concursos para valorizar esse produto e melhorar a remuneração dos produtores.

Maria Edinice acrescentou que os produtores premiados estão ganhando reconhecimento no mercado e seus queijos estão sendo cada vez mais valorizados, a ponto de alguns produtores enfrentarem alta demanda e a necessidade de reservar os produtos com antecedência.

 


Compartilhe a notícia

Sobre o Autor

Texto: Carrancas.com.br
Imagem: Alexandre Soares / Emater