Estrada Real

Antigo caminho do Ouro

Igreja

Ouça as badaladas e renda-se à calma desse paraíso

Capela do Saco

As margens do Alto Rio Grande

Estação Carrancas

Trilha de ouro e cultura

Estrada Real

Conheça o antigo caminho do Ouro

Fazendas

Um dedinho de prosa

Pinturas Rupestres

História pintada na rocha

Festas

Uma terra de tradições em festa

Arte e Cultura

A valorização dos bens culturais

Folclore

Momentos mágicos da cultura tradicional

O charme da Estrada Real

Carrancas está localizada no antigo caminho usado entre Ouro Preto em Minas Gerais e Paraty no Estado do Rio de Janeiro, rota do comércio do Ouro, conhecida como Estrada Real. Desde 2007, a cidade faz parte do Roteiro conhecido como Caminho Velho, uma das três etapas da Estrada Real, que se tornou rota turística e liga as principais cidades do interior de Minas.

Têm na história dos antigos bandeirantes e nas suas belezas naturais os seus maiores atrativos. Ainda é possível percorrer, de bike ou à cavalo, a antiga estrada, com suas paisagens belas e, às vezes quase selvagens, ou conhecer, de carro, o caminho histórico.

O Instituto Estrada Real demarcou todo o percurso e, a cada trecho, totens sinalizadores contam a história e permitem entender o que significa percorrer a estrada nos dias de hoje. Dentro do município de Carrancas, a Estrada Real liga o distrito da Capela do Saco à Fazenda Hotel Traituba, na divisa com Cruzília.

Conheça mais sobre a Estrada Real

Hoje um dos maiores complexos turísticos do Brasil, a Estrada Real foi palco de uma parcela valiosa da história do país. Sua extensão foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Os bandeirantes que buscavam o ouro que praticamente brotava do chão no interior utilizavam as estradas rústicas para chegar ao litoral, fazendo paradas que se transformaram em vilas e, mais tarde em cidades.

Com Carrancas foi assim. Nascida vila povoada por famílias de bandeirantes, hoje a cidade faz parte do turismo cultural de Minas Gerais. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos e ainda ter o privilégio de conhecer as vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo, sem falar nas paisagens inexplicáveis do interior do país. Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo".

A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII e é nesse contexto, entre Ouro Preto e Paraty, que Carrancas se derrama com suas cachoeiras. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. São 198 municípios e 15 Circuitos Turísticos. O grande potencial turístico da região permite o desenvolvimento de diversas modalidades de turismo: ecoturismo, rural, de saúde, religioso, esotérico, esportivo, de negócios, gastronômico, histórico, cultural.

Aproximadamente 70 Km da Estrada Real passam por Carrancas, um trecho rico em atrativos naturais, onde caminhar por estas terras é voltar na história, uma experiência sempre única e inesquecível.