Complexo da Fumaça

Parada obrigatória para quem vem a Carrancas

 

Complexo da Fumaça

Parada obrigatória para quem vem a Carrancas

Complexo da Zilda

Passe um dia no paraíso!

Complexo da Toca

Aqui a natureza caprichou

Complexo da Vargem Grande

E o famoso poço das Esmeraldas

Complexo do Tira Prosa

Águas limpas e cristalinas próximo a cidade

Complexo da Ponte

Fácil acesso para a diversão

Complexo do Grão Mogol

Natureza rica, palco de extrema beleza

Outras

Conheça outros locais incríveis

Cachoeira da Fumaça

Parada obrigatória para quem vem a Carrancas, o cartão postal de Carrancas fica pertinho da cidade, cerca de 3 quilômetros, e tem várias piscinas naturais ao seu redor. Parte de um complexo maior, que inclui ainda as cachoeiras do Fundo da Fumaça, Fumaça de Cima, Véu da Noiva e Luciano, a Fumaça encanta pela magnitude: sua queda principal tem mais de 15m de altura e sua largura a torna imponente. Seu nome vem da “fumaça” que se desprende de suas águas ao caírem forte nas pedras. Já teve papel importante no fornecimento de energia da cidade, era com a força de sua queda que a energia era gerada e assim podia ser distribuída na cidade e em alguns sítios e fazendas mais próximos.

Devido a sua beleza ímpar recentemente a cachoeira da Fumaça serviu como cenário para as gravações da novela Alma Gêmea da Rede Globo. A Fumaça é a única cachoeira de Carrancas que fica em uma área pública, pertencente ao município.

Informação Importante

A Prefeitura Municipal de Carrancas, através do Decreto nº 1.545 de 21 de janeiro de 2015, interditou a Cachoeira da Fumaça para as atividades: banhos, nadar, acampamentos, vendas de ambulantes, prática de esportes radicais.

A medida foi tomada devido dois fatores:
1) A poluição das águas da Cachoeira.
2) Alto índice de morte por afogamento.

Cachoeira Véu de Noiva
Parte do Complexo da Fumaça, a Véu de Noiva é formada pela junção de dois córregos, da Serra e do Café, afluentes do Ribeirão de Carrancas. Uma das cachoeiras mais altas do município - são 40m de queda d’água - tem poços pequenos, porém límpidos e belíssimos, com água cristalina e pura, que refresca só de olhar. No alto das quedas existem algumas piscinas naturais com um visual incrível das serras de Carrancas e um muro de pedras construído pelos antigos escravos da região. Imperdível.

Cachoeira do Luciano
A pequena cachoeira fica na trilha que segue para o complexo da Vargem Grande e é um momento refrescante na caminhada. Faz parte do Complexo da Fumaça e também das corredeiras do Ribeirão de Carrancas.

Cachoeira da Serrinha
Lugar especial, uma cachoeira perfeita para refrescar a caminhada. Para chegar é necessário seguir pela trilha de grau médio de dificuldade até chegar aos pés de uma queda d’água pequena, porém de uma força incrível e extremamente relaxante. Assim é o caminho para a cachoeira principal da Serrinha. Distante 7km do centro da cidade pela mesma estrada que leva à Cachoeira da Fumaça, no afluente chamado Jardim Botânico.

Dica: vá de bike até o pé da Cachoeira e faça a trilha que dá a volta ao complexo, de dificuldade leve e com belas paisagens. Reserve um dia para o passeio e aproveite para um banho recompensador nas Cachoeiras Véu da Noiva e Serrinha.

Não é cobrado taxa de visitação