Arte e Cultura

A valorização dos bens culturais

Igreja

Ouça as badaladas e renda-se à calma desse paraíso

Capela do Saco

As margens do Alto Rio Grande

Estação Carrancas

Trilha de ouro e cultura

Estrada Real

Conheça o antigo caminho do Ouro

Fazendas

Um dedinho de prosa

Pinturas Rupestres

História pintada na rocha

Festas

Uma terra de tradições em festa

Arte e Cultura

A valorização dos bens culturais

Folclore

Momentos mágicos da cultura tradicional

A Arte e a Cultura Mineira

A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. Muito mais do que explorar turisticamente e economicamente os aspectos culturais de Minas, deve-se ter em mente que é necessária a valorização de todos os bens culturais e a apropriação desses, por parte de quem vive no estado, para que então seja reconhecida a dimensão simbólica e cidadã que o patrimônio cultural tem.

Minas detém boa parte deste patrimônio e suas cidades centenárias contêm importantes registros materiais que narram episódios importantes da história do Brasil além de serem palco para diversas manifestações artísticas.

As manifestações folclóricas em Minas Gerais têm suas origens nas tradições, nos usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão presentes no artesanato, na culinária, nas danças típicas, nas músicas, na literatura, e no folclore, com as manifestações populares.

Talvez o jeito mineiro seja muito mais do que o jeito tranquilo e agradável de falar. É o jeito de se expressar, de se fazer representar. O jeito mineiro vai além do tradicional pão de queijo, vai além das diversas igrejas e imagens tombadas como patrimônio cultural, vai além da arquitetura. Influenciados por diversos costumes construídos através do tempo e das relações sociais, e apurados pelas fronteiras com outros estados, os mineiros foram cotruindo seus hábitos. E a partir de tudo isso foi produzida a cultura mineira, com diversos ingredientes se mesclando continuamente.

A arte em Carrancas está ligada à sua própria herança colonial, aos costumes das fazendas e ao contemporâneo. Boa parte destes momentos são percebidos nos detalhes das ruas, nas marcas das construções, no campo e no dia-a-dia das pessoas. A arte então se manifesta de diversas maneiras reunindo estilos diferentes presentes na cultura do sul de Minas Gerais. Da arte talhada na madeira, nas cabaças e na palha passando pelos cristais e pelo artesanato em cordão, são diversas manifestações artísticas interessantes, pouco conhecidas no restante do Brasil. Nas pequenas lojas de artesanato, é possível encontrar esculturas em pedra e papel machê, cabaças pintadas, peças feitas com fuxico e outras trazidas das fazendas.

A.A.R.C.A.
Associação dos Artesãos de Carrancas é uma entidade sem fins lucrativos que apoia e reúne o trabalho dos artesãos locais. Artesanato em fibra de bananeira e taboa; papel machê e terra; cabaças, bambu trançado, bonecas de pano, telhas, vidro e madeira, bordados variados e bijuterias. Parada certa para quem deseja apreciar ou conhecer um pouco mais da cultura regional mineira. A sede está situada próxima à Igreja Matriz. Informações: 35 8848-7719. R. Padre Toledo Taques, 263.

Florarte Artesanatos

Florarte Artesanatos

A Florarte é uma loja-ateliê especializada em artesanatos de Minas Gerais. Aqui você encontra artigos de madeira nobre, peças de ferro, artesanatos feitos com gesso e palha, bordados, além de carrancas de todos os tamanhos! Não deixe de nos visitar e de levar uma lembrança desta linda terra das Cachoeiras!

  • (35) 3327-1091
Carrancas Real

Carrancas Real

Carrancas Real, uma loja de artesanatos e moveis rústicos, locais e regionais, contendo uma grande variedade de produtos para melhor atender seu cliente.

  • (32) 99987-0005 whatsaap (vivo) / (35) 98826-0005(oi)