Trilha dos Inconfidentes

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

Agências

Reserve agora seus passeios

Ecoturismo

Uma vocação de Carrancas

Turismo Rural

Uma maneira simples de viver a vida

Esportes de Aventura

Cenário perfeito para os amantes de esportes

Atrativos

Aqui tem atração para todos os gostos

Secretaria de Turismo

Cultura e Turismo ao alcance de todos

Trilha dos Inconfidentes

Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes

Um dos mais representativos patrimônios histórico-culturais do Estado

Os bandeirantes abriram as primeiras trilhas, os inconfidentes traçaramos caminhos da soberania nacional, os artistas desenharam o barroco e os tropeirosfixaramhábitos de hospitalidade.

Os município que integram este CircuitoTurístico evocam tradição e poesia, guardando em seus caminhos e recantos parte significativa da história de Minas e do Brasil. Berço do herói da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e do ex-presidente Tancredo Neves, é o destino ideal para quem aprecia belas paisagens, arte e manifestações culturais típicas que exaltam a autêntica cultura mineira.

O Circuito leva este nome porque, dos 23 inconfidentes mineiros, nove residiram na Comarca do Rio das Mortes, cuja sede era a Vila de São João del-Rei. Cortado pela Estrada Real, por onde passaram os primeiros colonizadores e os libertários comandados por Tiradentes, este é um Circuito de vasta riqueza.

O clima da região é muito agradável. No inverno, osvisitantes são favorecidos pelo aconchego das pousadas e restaurantes e, no restante do ano, podem realizar cavalgadas e caminhadas por trilhas centenárias ou tomar refrescantes banhos em cachoeiras de águas cristalinas.

Em todo o Circuito há diversas manifestações culturais – pintura, escultura, música e culinária. O artesanato é de grande versatilidade e beleza, preservando a identidade e tradição de um povo que transforma o utilitário em verdadeira sobras de arte.

A produção de eventos culturais também é efervescente, como a realização do Inverno Cultural pela Universidade Federal de São João del-Rei, o Festival de Literatura de São João del-Rei, a Festa do Café-com-Biscoito de São Tiago, o Festival de Música de Prados, entre outros. Em Tiradentes, dois eventos ganharam fama nacional: a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia.

Fonte: www.trilhadosinconfidentes.tur.br

Trilha dos inconfidentes